A trágica queda do Elevado Paulo de Frontin

Em 20 de novembro de 1971, um trecho de 50 metros do Elevado Engenheiro Freyssinet, mais conhecido como Viaduto Paulo de Frontin, desabou sobre o cruzamento da Rua Haddock Lobo com a Avenida Paulo de Frontin, no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro, matando 29 pessoas e ferindo outras 18. O acidente no elevado, que ocorreu na manhã de um sábado, mobilizou a cidade durante vários dias, com a população acompanhando o passo a passo da retirada dos escombros e do resgate dos corpos das vítimas.

Elevado Paulo de Frontin, Rio de Janeiro 20 de novembro de 1971.
O desabamento aconteceu quando um caminhão betoneira de 2,5 toneladas carregando oito toneladas de cimento, tentou atravessar o vão da Haddock Lobo. O peso fez a construção quebrar, com as vigas e o concreto desabando sobre os carros que aguardavam no sinal. Depois do desastre, num trecho de 122 metros do elevado, sobraram apenas as colunas.

Elevado Paulo de Frontin, Rio de Janeiro 20 de novembro de 1971.
A queda do viaduto provocou uma nuvem de poeira que durou 15 minutos e abalou os prédios das proximidades. Quando a poeira baixou, era possível ver que a estrutura do elevado partiu formando um “V”. Foram atingidos 22 carros, um caminhão e um ônibus na travessia da Rua Haddock Lobo. Poucas pessoas puderam ser resgatadas com vida ou sem graves ferimentos. E só 10 dias depois foi possível recolher os corpos de duas das 29 pessoas mortas na tragédia.

Até equipes das Forças Armadas foram chamadas para ajudar no socorro às vítimas. E os cariocas fizeram uma corrente de solidariedade, incluindo a doação de sangue para as vítimas do desastre que abalou a cidade.

Elevado Paulo de Frontin, Rio de Janeiro 20 de novembro de 1971.
A perícia constatou que a causa do acidente foi a abertura das janelas de inspeção na estrutura. O engenheiro Sérgio Marques de Souza foi condenado a um ano e quatro meses de prisão, mas ganhou suspensão condicional da pena.

O trecho desmoronado foi reconstruído ao mesmo tempo em que se realizou o reforço estrutural de todo o viaduto. Foi inaugurado somente em 1974. Aproveitando estas intervenções, o governo do antigo Estado da Guanabara decidiu estendê-lo por quase dois mil metros, até a altura do Campo de São Cristóvão, onde hoje ele se encontra com a Linha Vermelha.

Fontes
Queda do Paulo de Frontin - Memória Globo
Elevado Paulo de Frontin desabou - O Globo
Desabamento do Elevado Paulo de Frontin completa 40 anos - Jornal do Brasil, Terra
História do Viaduto da Paulo de Frontin - Diário do Rio

Comentários