Em 20 de novembro de 1971, um trecho de 50 metros do Elevado Engenheiro Freyssinet, mais conhecido como Viaduto Paulo de Frontin, desabou sobre o cruzamento da Rua Haddock Lobo com a Avenida Paulo de Frontin, no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro, matando 29 pessoas e ferindo outras 18. O acidente no elevado, que ocorreu na manhã de um sábado, mobilizou a cidade durante vários dias, com a população acompanhando o passo a passo da retirada dos escombros e do resgate dos corpos das vítimas.
O desabamento aconteceu quando um caminhão betoneira de 2,5 toneladas carregando oito toneladas de cimento, tentou atravessar o vão da Haddock Lobo. O peso fez a construção quebrar, com as vigas e o concreto desabando sobre os carros que aguardavam no sinal. Depois do desastre, num trecho de 122 metros do elevado, sobraram apenas as colunas.
A queda do viaduto provocou uma nuvem de poeira que durou 15 minutos e abalou os prédios das proximidades. Quando a poeira baixou, era possível ver que a estrutura do elevado partiu formando um “V”. Foram atingidos 22 carros, um caminhão e um ônibus na travessia da Rua Haddock Lobo. Poucas pessoas puderam ser resgatadas com vida ou sem graves ferimentos. E só 10 dias depois foi possível recolher os corpos de duas das 29 pessoas mortas na tragédia.
Até equipes das Forças Armadas foram chamadas para ajudar no socorro às vítimas. E os cariocas fizeram uma corrente de solidariedade, incluindo a doação de sangue para as vítimas do desastre que abalou a cidade.
A perícia constatou que a causa do acidente foi a abertura das janelas de inspeção na estrutura. O engenheiro Sérgio Marques de Souza foi condenado a um ano e quatro meses de prisão, mas ganhou suspensão condicional da pena.
O trecho desmoronado foi reconstruído ao mesmo tempo em que se realizou o reforço estrutural de todo o viaduto. Foi inaugurado somente em 1974. Aproveitando estas intervenções, o governo do antigo Estado da Guanabara decidiu estendê-lo por quase dois mil metros, até a altura do Campo de São Cristóvão, onde hoje ele se encontra com a Linha Vermelha.
Fontes
Queda do Paulo de Frontin - Memória Globo
Elevado Paulo de Frontin desabou - O Globo
Desabamento do Elevado Paulo de Frontin completa 40 anos - Jornal do Brasil, Terra
História do Viaduto da Paulo de Frontin - Diário do Rio
Elevado Paulo de Frontin, Rio de Janeiro 20 de novembro de 1971. |
Elevado Paulo de Frontin, Rio de Janeiro 20 de novembro de 1971. |
Até equipes das Forças Armadas foram chamadas para ajudar no socorro às vítimas. E os cariocas fizeram uma corrente de solidariedade, incluindo a doação de sangue para as vítimas do desastre que abalou a cidade.
Elevado Paulo de Frontin, Rio de Janeiro 20 de novembro de 1971. |
O trecho desmoronado foi reconstruído ao mesmo tempo em que se realizou o reforço estrutural de todo o viaduto. Foi inaugurado somente em 1974. Aproveitando estas intervenções, o governo do antigo Estado da Guanabara decidiu estendê-lo por quase dois mil metros, até a altura do Campo de São Cristóvão, onde hoje ele se encontra com a Linha Vermelha.
Fontes
Queda do Paulo de Frontin - Memória Globo
Elevado Paulo de Frontin desabou - O Globo
Desabamento do Elevado Paulo de Frontin completa 40 anos - Jornal do Brasil, Terra
História do Viaduto da Paulo de Frontin - Diário do Rio
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